quarta-feira, 16 de julho de 2008

Campanha de Educação Ambiental de Rio Branco pede fim das queimadas e preservação dos rios

A quarta edição da Campanha de Educação Ambiental - Qualidade de Vida de Rio Branco vai intensificar as ações de conscientização contra as queimadas e a preservação dos rios e igarapés. A campanha de 2008 foi lançada ontem, na sede do Horto Florestal, pela Prefeitura de Rio Branco, que executa o trabalho desde 2005, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que com vários parceiros, pretende fazer com que os moradores tenham uma mudança de atitude com relação a sua cidade e a preservação do meio ambiente.
Governo do Estado, Igrejas, associações de bairro, escolas, Ongs, universidades, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, entre outras instituições formam uma rede de mais de 20 parceiros que irão fazer um trabalho de porta em porta em todos os cantos da cidade. A Semeia forma educadores ambientais nos bairros para levar orientações aos moradores, que são chamados a se tornarem guardiões do meio ambiente e do espaço onde vivem.
“Este é um momento de trabalho conjunto para conscientização à educação ambiental. Não é somente um trabalho da Prefeitura e sim de todos nós. Esta é uma campanha da vida da nossa população”, destacou o prefeito Raimundo Angelim, que convidou todos os moradores de Rio Branco a fazerem sua parte e entrar na campanha.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Arthur Leite, fez uma retrospectiva da Campanha Ambiental, mostrando os resultados desde 2005, quando iniciou apenas com foco na limpeza dos igarapés. No ano seguinte, a campanha ganhou força e mais parceiros, bem como atingiu um número três vezes maior de famílias. Saltou de 5 mil para 17 mil e hoje a campanha já chegou a 136 bairros. Desde 2006 unificou-se todas campanhas da Prefeitura, ou seja, as secretarias agora trabalham em conjunto. Portanto a Campanha Ambiental faz um trabalho de orientação completo: desperdício de água, cuidados com lixo, queimadas, saúde, problemas sanitários, entre outros temas.
“Nosso papel é formar educadores no bairro; é formar consciência e não vigiar pessoas”, afirmou o secretário Arthur Leite, ratificando que não se trata de um trabalho repressivo e sim de conscientização e educação.
O deputado federal Nilson Mourão participou da solenidade e frisou a importância do trabalho no estilo formiguinha, chamando atenção para tragédia da devastação ambiental:
“É nesse trabalho que eu acredito: no trabalho feito de casa em casa, de um a um. Só podemos deter essa tragédia, nos educando, diante de pequenos hábitos.
A presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Imac), Cleysa Cartaxo, também destacou a importância do trabalho da Prefeitura, dizendo que se trata de uma iniciativa exemplar.
Além de Cleysa Cartaxo e Nilson Mourão, participaram do lançamento da Campanha, os vereadores Marcio Batista, Astério Moreira e Jessé Santiago, o presidente da Embrapa, Judson Valentim, o superintendente da Caixa Econômica Federal no Acre, Aurélio Silva, secretários municipais e representantes de várias entidades parceiras e conselheiros das regionais de Rio Branco.
Na ocasião o prefeito Raimundo Angelim também lançou a cartilha de Educação Ambiental Sanitária, que será distribuída nas escolas, nas associações, nos postos de saúde e em todas as regionais da cidade. Maracimoni Oliveira

Nenhum comentário: